Adobe® SVG Viewer for Windows
Notas de Versão
Versão 2.0 (Build 55, 3/14/01)
Índice
Sobre o SVG Viewer
O Adobe SVG Viewer suporta muito da Recomendações Candidatas especificações resumidas sobre o SVG publicadas em 2 de novembro de 2000. Lembre-se de que as especificações estão em desenvolvimento e continuarão sendo aperfeiçoadas até que sejam lançadas especificações aprovadas.
Como instalar o SVG Viewer
- Antes de instalar, feche todos os aplicativos utilizados para visualizar o SVG com uma versão antiga do plugin.
- Execute o instalador. É possível fazer o download das versões mais recentes de instaladores a partir de http://www.adobe.com/svg/viewer/install.
Como copiar plugins Netscape para outros Navegadores
Se você instalar uma outra cópia do Netscape ou do Internet Explorer que seja suportada pelo plugin Netscape, será possível copiar os seguintes arquivos para a pasta de plugins para visualizar o SVG a partir daquele navegador:
- NPSVGVw.dll
- SVGView.dll
- SVGViewer.zip
Como visualizar arquivos SVG no seu navegador da Web
Depois de instalar o Adobe SVG Viewer, será possível visualizar qualquer arquivo SVG exportado do Illustrator em qualquer navegador da Web compatível.
Como converter arte final em SVG
É possível exportar o SVG a partir do Illustrator 9. Você poderá criar sua arte final no Illustrator, exportá-la como SVG e, em seguida, adicionar qualquer interatividade de JavaScript, animação ou efeitos de filtro manualmente.
Exigências do Sistema
- Windows 95, 98, 2000, ou NT 4.0
- Netscape Navigator ou versões 4.0 a 4.75 do Communicator ou Internet Explorer 4.0 ou superiores. O Netscape 6 não é suportado.
- 13 MB de espaço livre no disco rígido
- 32 MB de RAM recomendados
Problemas Conhecidos com o SVG Viewer
Todos os Navegadores
- É possível que um evento mouseout não seja aplicado a certos elementos próximos à borda de um gráfico SVG.
Internet Explorer
- É necessário ter o Internet Explorer 4 ou versões superiores instalado, a fim de que o SVG Viewer possa ser usado como um controle ActiveX em outros aplicativos (como o Microsoft Office).
- Se for aberta mais de uma janela contendo links com o mesmo arquivo SVG e este está incorporado usando a etiqueta <HTML > embutida, quando uma das janelas for imprimida a impressão poderá tomar como base as mudanças feitas no DOM em outra janela. Isso se deve a limitações do Internet Explorer.
- Devido às limitações do Internet Explorer, não é possível visualizar propriedades de outras janelas a partir de um script definido dentro de um arquivo SVG.
- O uso do plugin Adobe SVG Netscape no Internet Explorer ou no Windows não é suportado.
Netscape
- Não é possível executar
scripts
não-carregados com o Netscape 4.x pois, no momento em que o plugin é avisado pelo Netscape de que está sendo descarregado, o ambiente de script do plugin já foi fechado.
- O Netscape 6.0 notifica a ocorrência de erros ao imprimir páginas com plugins e, em seguida, deixa de imprimir o conteúdo incorporado. O Netscape emitirá dois avisos de erro de plugin. A desconsideração dos avisos apresentados resultará na impressão da página HTML pelo Netscape, mas com a área do conteúdo do SVG em branco.
- Ao sair de uma página da Web, o Netscape poderá freqüentemente descarregar o plugin Adobe SVG Viewer antes que o Netscape feche todos os scripts em execução no HTML. Portanto, tenha cuidado ao escrever plugins para conferir se estes ainda estão carregado antes de tentar acessar o SVG DOM a partir dos callbacks
setTimeout
ou setInterval
no seu JavaScript HTML.
- Devido às limitações de design do Netscape, evite usar HTML com as seguintes formas:
<a href="#" onclick="myScriptWhichModifiesSVG()">
O problema é que o JavaScript responde ao clique do mouse e passa a executar o script; porém, em seguida, o Netscape também responde ao fato de você ter clicado em um link e interrompe o JavaScript para carregar novamente a página atual. Esse conflito não será evitado reescrevendo-se o código da seguinte maneira:
<a href="javascript:myScriptWhichModifiesSVG()">
- Se um manipulador de eventos JavaScript contém erros, qualquer JavaScript subseqüente deixará de ser executado. Isso se deve a um bug na manipulação de scripts do Netscape executada pelos plugins.
- Devido às limitações de script do Netscape, não será possível alterar o URL de uma outra estrutura a partir do manipulador de eventos SVG.
- Devido às limitações do mecanismo de script do Netscape, o acesso
à função
alert(), a partir do manipulador de eventos SVG, poderá não funcionar, fazendo com que JavaScripts subseqüentes não mais sejam executados. Problemas semelhantes ocorrem em qualquer janela modal do Netscape, incluindo a janela de privilégios de segurança. Esse bug parece ter sido parcialmente consertado pela Netscape na versão 4.75 do Netscape, mas não no Windows 98.
- Há um bug no Netscape envolvendo plugins que não utilizam JavaScript. Se você carregar uma página com um plugin que utilize JavaScript e, em seguida, desativar o Java e fechar o navegador, o Netscape travará.
- O Netscape nem sempre permite o acesso ao array
document.embeds[]
a partir de um script SVG. Para solucionar esse problema, utilize document.mySVG
, onde mySVG
é o nome do objeto incorporado.
- Erros em scripts executados pelos plugins Netscape 4.x não são exibidos na janela do console Javascript.
- o Netscape 4.x perde uma pequena quantidade de memória cada vez que um plugin executa um script.
- O Netscape 4.x travará ao ser fechado se você clicou duas vezes para abri-lo a fim de carregar uma página da Web com conteúdo do plugin LiveConnect.
- Se a opção "Visualizar impressão"for usada no Netscape em uma página com plugins (como o Adobe SVG Viewer), O Netscape travará. De modo semelhante, o Netscape travará ao tentar-se imprimir uma página contendo plugins que utilizam o Acrobat Distiller.
- Se o Netscape 4.0x for usado para visualizar o mesmo arquivo SVG em duas janelas e o arquivo utiliza uma função global de JavaScript no objeto da janela, algumas vezes não será possível inicializar o JavaScript na segunda janela. A solução é atualizá-lo para uma versão mais recente do Netscape.
- Devido a um bug no Netscape 6, não será possível clicar com o botão direito do mouse na área do SVG para acessar menus de contexto. Em vez disso, você acessará o menu de contexto do Netscape 6.
Histórico de Revisão
Mudanças desde a versão 1.0 do Adobe SVG Viewer
- Elementos e Atributos:
- Suporte adicional para os seguintes elementos:
altGlyph
, altGlyphDef
, fonte
, fonte-face
, glyph
, glyphRef
, hkern
, ausente-glyph
, mpath
, padrão
, e vkern
.
- Suporte adicional para os Atributos de Apresentação do SVG.
- Suporte final para o
uso
uso de elementos de símbolo
elementos.
- Suporte adicional para o
atributo
spreadMethod em gradientes.
- Suporte adicional para o novo atributo
primitiveUnits
nos efeitos de filtro.
- Suporte adicional para o modo discreto para
feComponentTransfer
.
- Propriedades de CSS:
- Suporte adicional para as seguintes propriedades de CSS:
alinhamento-linha de base
, cor-interpolação
, direção
, dominante-linha de base
, fluxo-cor
, fluxo-opacidade
, kerning
, brilho-cor
, ponteiro-eventos
e unicode-bidi
. O suporte para a propriedade
ponteiro-eventos não se aplica a transparências com elementos pontilhados.
- Suporte adicional para a
propriedade
fonte-variável, porém apenas quando aplicado às fontes do SVG.
- Remoção do suporte para a
propriedade
linha de base-identificador, que foi substituída pela propriedade
alinhamento-linha de base nas especificações suportadas mais recentes.
- Alterados os valores padrão para as propriedades
clip-rule
e fill-rule
de par-ímpar
para nenhum-zero
para evidenciar as mudanças nas especificações suportadas mais recentes.
- As especificações-resumo das Recomendações Candidatas mais recentes para o SVG alteram o modo como as unidades CSS são manipuladas. Elas agora são convertidas em espaço do usuário na análise, em vez de exibição do tempo. Isso muda significativamente a forma de funcionamento do comando Zoom.
- DOM:
- O suporte para o DOM Nível 2 do Viewer está agora de acordo com as especificações da Versão Candidata do DOM 2, exceto em relação à
interface
keyEvent, que não está relacionada nas especificações de Versão Candidata do DOM 2. O suporte para a interface
keyEvent está de acordo com a última versão publicada do DOM 2 para essa interface, nas especificações-resumo de setembro/99.
- Suporte adicional para a
interface
SVGRect.
- Suporte adicional para a
interface
SVGPoint, exceto para o método matrixTransform
.
- Suporte adicional para a
interface
SVGTextContentElement, exceto para as propriedades
getTextLengthe
getLengthAdjust.
- Suporte adicional para as
interfaces
, rootElement
, getRootElement
, currentScale
, getCurrentScale
, setCurrentScale
, currentTranslate
getCurrentTranslate e
setCurrentTranslateno
SVGDocument.
- Suporte adicionado para os métodos DOM2
hasAttribute
e hasAttributeNS
na interface
Elemento.
- Suporte adicionado para um novo método, fora do padrão, no
Objeto
de documento chamado garbageCollect
. Esse método não leva em conta parâmetros nem retorna qualquer resultado. O acesso a esse método liberará quaisquer objetos Nó anteriormente removidos da árvore. Se um script executou uma operação cujo resultado foi a remoção de um nó da árvore e visto que o script não tem qualquer outra utilidade para o nó removido (e retornado), ele poderá ser chamado de garbageCollect
no documento SVG. Depois de ser assim denominado, qualquer referência a scripts relacionados a nós que não faziam parte do documento quando a opção garbageCollect
foi selecionada deixará de funcionar quando esses métodos forem acessados. Isso ocorre apenas para ajudar os navegadores Netscape, uma vez que o LiveConnect do Netscape não oferece suporte de referência pobre. Para um suporte de plataforma híbrida rápido, esse acesso poderá ser feito a partir do Internet Explorer, mas não terá efeitos sobre aquela plataforma.
- Outras Mudanças:
- Para atender às especificações-resumo das Recomendações Candidatas mais recentes para o SVG, o suporte às unidades
userSpace
foi descartado.
- Suporte adicionado para folhas de estilo de usuários. O SVG Viewer procura por um arquivo chamado
SVG-User-Styles.css
, de acordo com a seguinte estratégia de busca:
Sistema Operacional | Caminhos Pesquisados |
Windows 2000 |
- meus Documentos
- \Documentos e Configurações\<usuário>\Dados do Aplicativo
- \Documentos e Configurações\<usuário>\Configurações Locais\Dados do Aplicativo
- \Documentos e Configurações\Todos os Usuários\Dados do Aplicativo
|
Windows 98 |
- Meus Documentos
|
Windows NT |
- \WINNT\Perfis\<usuário>\Pessoal
- \WINNT\Perfis\<usuário>\dados do Aplicativo
|
Macintosh OS 8.x |
- Pasta do Sistema:Preferências
- Volume de Inicialização:Documentos
|
Macintosh OS 9.x (único-usuário) |
- Pasta do Sistema:Preferências
- Pasta do Sistema:Usários:<usário>
- Volume de Inicialização:Documentos
|
Macintosh OS 9.x (multi-usuário) |
- Volume de Inicialização:Usários:<usuário>:Preferências
- Volume de Inicialização:Documentos
|
- O Adobe SVG Viewer tem agora um suporte de gerenciamento de cores próprio embutido. Esse suporte tentará localizar um perfil de dispositivo adequado para o seu modo de apresentação. Se o seu computador possui um software de gerenciamento de cores instalado e um perfil de monitor foi selecionado, esse perfil, então, também será usado pelo Viewer. Se não houver um gerenciador de cores instalado ou se este foi desativado, o Viewer localizará um perfil de Configurações de Monitor da Adobe no seu sistema. Esse perfil é criado pela ferramenta Adobe Gamma (instalada com outros produtos Adobe) e é normalmente armazenada nos mesmos diretórios que outros perfis de cores no host do sistema. Se o Viewer não encontrar qualquer dispositivo adequado, ele cairá novamente no perfil sRGB padrão e o usará para todo o processamento.
- O plugin Netscape suporta agora acesso DOM de clientes Java.
- O controle ActiveX suporta agora manipuladores de eventos não-JavaScript (ex.: Visual Basic).
- Modificações para compatibilidade com o Windows 2000.
- Foi adicionado um modo alternativo para a aplicação de pan aos gráficos SVG com acessibilidade via teclado. Se a tecla scroll-lock estiver ligada, as teclas de seta aplicarão pan ao gráfico SVG sob o foco.
- Melhorias no desempenho envolvendo diversas animações simultâneas no mesmo arquivo SVG. Os arquivos SVG com animações pequenas e bem espaçadas geralmente são exibidos mais rapidamente na versão atual que na Versão 1.0.
- Melhorias no desempenho do plugin Mac.
- Melhoria no suporte para texto vertical.
- Suporte adicional para texto bidirecional.
- Otimização do desempenho geral.
- Modificado o
feImage
para funcionar como o elemento
de uso.
- Suporte atualizado para imagens PNG.
- Otimização do uso da memória.
- Suporte adicional para trilhas de animação.
Informações de Contato
Para informar a existência de bugs/ou fornecer feedback, vá até SVG Zone em Adobe.com.
Notícias de Copyright
© Copyright 1998-2001 by Adobe Systems Incorporated. Todos os direitos reservados.
Adobe e Illustrator são marcas registradas da Adobe Systems Incorporated. Windows e Windows NT são marcas registradas da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou outros países. Mac OS e TrueType são marcas registradas da Apple Computer, Inc. nos estados Unidos e/ou outros países. Todas as outras marcas são propriedade de seus respectivos donos.